Carla Santos Carvalho

Carla Santos Carvalho é jornalista de cultura e investigadora, amante das árvores e das artes. O mestrado em Estudos de Arte – Estudos Museológicos e Curatoriais, pela Faculdade de Belas Artes – Universidade do Porto (“Autoficção: Uma ferramenta heurística de produção e receção crítica da obra de arte” [Mérito]) e a licenciatura em Ciências da Comunicação pela FLUP, conferem ao seu trabalho uma mistura única de conhecimento académico e experiência jornalística.

Desde 2022 é investigadora colaboradora do Centro de Estudos Arnaldo Araújo – Arte e Estudos Críticos. Em 2023 ganhou o 1º Prémio na categoria Vídeo do concurso Minho Storytelling com o documentário “Landra: Um projeto de vida” (2022), também finalista no Do(C)ôa Nature Film Festival.

Tem uma carreira distinta como jornalista, principalmente como repórter na S.I.C. de 1994 a 2020. Especializou-se em assuntos culturais, nomeadamente nas áreas das artes visuais, artes performativas e literatura. Ao longo do seu percurso profissional, realizou dezenas de entrevistas com inúmeros artistas nacionais e estrangeiros. Atualmente, tem estado ativamente envolvida na investigação e no apoio curatorial a diversas exposições, nomeadamente, a Bienal de Arte Contemporânea da Maia 23 e, igualmente, na moderação de debates culturais.